Sem dúvida essa é uma das perguntas mais recorrentes que recebemos no escritório.
Em primeiro lugar, a probabilidade de você ser bisneto de português é muito grande, afinal, você tem 8 bisavós e caso ao menos um deles seja português as suas chances de obter a cidadania portuguesa como bisneto ganham uma força tremenda.
Mas não é tão simples como você pode pensar. Diferentemente do reconhecimento à cidadania italiana, a nacionalidade portuguesa transmitida por geração tem limite de descendência.
Portanto, para que um bisneto tenha direito à nacionalidade portuguesa é preciso que pelo menos um dos seus ascendentes, na linha do português, esteja vivo(a).
Sendo assim, há três situações possíveis para a nacionalidade portuguesa ser concedida ao bisneto do português:
Caso seu avô(ó), filho(a) do português, esteja vivo(a) você poderá iniciar o processo por ele.
Primeiramente ele(a) irá solicitar a cidadania portuguesa como filho(a) de português e depois cada geração descendente poderá fazer processo em sequência;
Caso o filho(a) do português já tenha falecido, mas o neto(a) – seu pai ou mãe – estiver vivo(a), poderá iniciar o processo diretamente como neto de português e assim, ao final, você poderá fazer o processo – neste caso, como filho de um português.
Este caso é menos comum, mas pode ocorrer. Quando o filho(a) do português estiver vivo(a), mas o neto(a) do português falecido, o filho(a) do português poderá requerer a nacionalidade como filho, em primeiro lugar, e depois o bisneto irá requerer a nacionalidade pelo seu avô(ó) que acabou de ter a nacionalidade concedida.
Portanto, se você se encaixar em alguma das hipóteses para que como bisneto tenha direito à cidadania portuguesa, não deixe de conferir os nossos artigos onde falamos dos documentos para cidadania portuguesa para netos de portugueses e documentos para a cidadania portuguesa para filhos de portugueses.
Por fim, vale lembrar que há diversos requisitos que você ainda terá que ter atenção além dos documentos, como a perfilhação na menoridade através da transcrição de casamento.
Como costumamos dizer, processo de nacionalidade portuguesa vai muito além de juntar documentos. Há uma série de requisitos jurídicos que precisam ser avaliados caso a caso, afinal, o seu projeto de vida e o seu planejamento são únicos.
Para quaisquer dúvidas, lembre-se de procurar um profissional habilitado em Portugal para uma Consultoria. Não procure consultores ou influenciadores digitais pois a prática de assessoria por pessoas que não sejam advogados(as) é crime de Procuradoria Ilícita. Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
Boa sorte!